Wilo?
Wilo Welzenbach foi um grande montanhista e escalador nascido na região alemã da Bavária e viveu breves e intensos 34 anos, falecendo numa das 14 montanhas acima de 8 mil metros do planeta, a Nanga Parbat.
Durante seus anos de vida, entre 1900 e 1934, Wilo criou um sistema de graduação de dificuldade de montanha e escalada que entraria para a história destas atividades. Evoluindo até os dias de hoje, e sendo ultrapassada e ampliada, a graduação criada por Wilo Welzenbach foi pioneira e tornou-se um legado para o montanhismo mundial.
Wilo imaginou cinco graus de dificuldade. Para ele, o 6º grau era "humanamente intransponível". Hoje, tal grau já foi escalado, e inclusive ultrapassado pelo recente 7º grau, sugerido após conquistas nos anos 70 de picos até então nunca escalados e em situações meteorológicas adversas.
Os graus criados por Wilo foram adaptados pelos montanhistas e praticantes da escalada para a escalada esportiva, e hoje os graus ultrapassam muitos números acima do Sétimo Grau (as graduações seguem parâmetros internacionais porém os números variam de país para país, no Brasil por exemplo, o grau máximo equivalente ao europeu é o 12a, praticamente teórico, porém na europa equivaleria ao 9a ou 9b, graus controversos e em evolução).
É esta visão de vanguarda e pioneira de Wilo Welzenbach que trazemos para nossa marca - Wilo - pois acreditamos que mais do que nunca, a preocupação ambiental com estes espaços é fundamental. As montanhas são importantes fornecedoras de água doce para o planeta, geram os maiores rios da Terra, embelezam os horizontes, abrigam culturas simples e ricas. As geleiras de todas as principais cadeias de montanhas do planeta estão regredindo e derretendo. Enquanto as nações mais ricas do planeta se encarregam de poluir nossa atmosfera e super-aquecer a Terra, resta saber o que você pretende fazer a respeito. Wilo fez, marcou a história do montanhismo de forma simples, porém relevante.
(foto: Uirá Lopes/Baú-SP).
0 Comments:
Post a Comment
<< Home